
Desde sua fundação, em 1996, os Supermercados BH vêm trilhando um caminho marcado por crescimento constante e expansão de sua atuação. Hoje, a rede se destaca como uma das maiores do Brasil, ocupando a 4ª posição no Ranking Nacional da ABRAS (com faturamento de R$21 bilhões) e sendo líder absoluta em Minas Gerais. Recentemente, foi reconhecida como a marca mais amada pelos mineiros no Top of Mind 2025 e como a marca mais admirada no segmento pelos capixabas, segundo a Pesquisa Marcas de Valor 2024.
Em 2023, o Supermercados BH deu um passo histórico ao expandir sua atuação para o estado do Espírito Santo, marcando sua primeira incursão além das fronteiras de Minas Gerais. Com a aquisição de 34 lojas, sendo 13 no formato atacado e 21 no varejo, a expansão foi vista como uma oportunidade estratégica para impulsionar o crescimento contínuo e conquistar novos mercados. Em 2025, rede segue em ritmo acelerado de crescimento e já alcança a marca de 41 lojas no estado.
Em 2023, o Supermercados BH deu um passo histórico ao expandir suas operações para o Espírito Santo, marcando sua primeira incursão além das fronteiras mineiras. Com a aquisição de 34 lojas, sendo 13 no formato atacado e 21 no varejo, a expansão foi vista como uma oportunidade estratégica para impulsionar o crescimento e conquistar novos mercados. Em 2025, a rede segue em ritmo acelerado e já alcança a marca de 41 lojas no estado.
Em maio deste ano, o Supermercados BH iniciou a integração das lojas adquiridas da rede Bretas à sua bandeira. A primeira fase contemplou 31 unidades localizadas em 15 municípios mineiros, incluindo Coronel Fabriciano, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, João Monlevade, Lavras, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Timóteo, Uberaba e Uberlândia. A aquisição, anunciada em fevereiro de 2025, envolveu 54 lojas de supermercados, oito postos de combustíveis e um centro de distribuição, totalizando R$ 716 milhões.
Com a missão de “entregar produtos de qualidade a preço justo, com compromisso social que atenda com excelência nossos clientes, sendo o destino de compra com presença relevante na vida das pessoas”, a empresa segue confiante, tendo como pilares de seu crescimento a oferta de preços justos, variedade de produtos e bom atendimento. A expansão da rede contribuiu para sua consolidação no mercado varejista brasileiro, e conta atualmente com 366 lojas ativas, sendo 41 em 11 municípios do Espírito Santo e 325 em 108 municípios de Minas Gerais, desempenhando um papel relevante na economia local e gerando mais de 40 mil empregos diretos.
Recentemente, o BH inaugurou um novo complexo logístico em Contagem (MG), com 420.000 m² de área total e 180.000 m² de área construída, destinado à armazenagem e distribuição de produtos. Essa estrutura permitirá atender com mais eficiência às centenas de lojas da rede e sustentar sua estratégia de expansão, unificando as operações dos antigos centros de distribuição em um só local. A logística da rede é reforçada por uma frota de 463 caminhões e 96 veículos leves, garantindo agilidade e eficácia no abastecimento.
O crescimento só é possível graças à valorização dos colaboradores, que são o verdadeiro coração da empresa. A relação entre o BH e seus profissionais é marcada pelo respeito, pelo trabalho em equipe e por um ambiente propício ao desenvolvimento e à evolução conjunta.
Além do olhar para dentro, o Supermercados BH mantém um forte compromisso com a responsabilidade social. Por meio de iniciativas como o Programa Mesa Brasil (SESC) e o projeto Troco Solidário, a empresa apoia instituições de caridade e ONGs que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social e cuidado com a saúde.
Como referência, só no primeiro semestre de 2025, a rede doou 615 toneladas de alimentos, o equivalente à alimentação mensal de cerca de 3.400 famílias.
No âmbito ambiental, os números também impressionam. Em 2024, a rede reciclou 5.900 toneladas de papelão, 820 toneladas de plástico e 95 toneladas de sucata metálica, além de realizar a compostagem de 10 toneladas de resíduos orgânicos.
Entre as ações de destaque está a parceria com a Ambev, por meio das máquinas de coleta de resíduos pós-consumo, que permitem aos clientes descartarem embalagens de vidro e receberem benefícios em troca.
Outro projeto relevante é a união com a Associação Lacre do Bem, que tornou as lojas BH pontos de coleta de lacres de latinhas de alumínio. A ação estimula os consumidores a contribuírem com uma causa que une reciclagem, educação ambiental e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
O apoio ao esporte faz parte da essência da empresa. O Supermercados BH patrocina equipes profissionais e os principais clubes de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de investir em projetos sociais esportivos de grande relevância para as comunidades onde está presente.
Com visão de futuro e valores sólidos, o Supermercados BH segue deixando sua marca no varejo nacional, não apenas como uma rede de supermercados, mas como um verdadeiro agente de transformação social, econômica e ambiental nas comunidades que atende.