fbpx

TROCO SOLIDÁRIO

TROCO SOLIDÁRIO

TROCO SOLIDÁRIO

O troco solidário é uma ação que o Supermercados BH serve como uma ponte entre você, que doa seus centavos que seriam seu troco, e uma instituição escolhida com muito carinho para ser agraciada com a doação. A ideia surgiu da Associação Mário Penna, que convidou o Supermercados BH para embarcar nesse projeto, onde a ideia foi adaptada à realidade de lojas e colocada em prática. Atualmente contamos com 28 instituições agraciadas com o seu troco para conseguirem transformar vidas com a sua contribuição.

Conheça quais são elas:

Associação Mario Penna

O Instituto Mário Penna, uma instituição filantrópica de saúde especializada em tratamentos contra o câncer, destaca-se como o maior prestador de serviços em oncologia do Sistema Único de Saúde (SUS) em seu estado. Com uma história de mais de 50 anos, sua estrutura inclui o Hospital Luxemburgo, Núcleo de Excelência em Saúde (NEXS), Casa de Apoio Beatriz Ferraz, Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO) e o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação. Em 2022, realizou o maior número de cirurgias, aplicações de radioterapia e sessões de quimioterapia, beneficiando mais de 139 mil pacientes. O instituto conta com o apoio de 192 lojas em sua contribuição para a causa.

AFECC

Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), fundada em 1952, é uma entidade sem fins lucrativos que construiu o Hospital Santa Rita de Cássia em 1970, reconhecido como referência no tratamento de câncer em todo o estado. Com uma missão de cuidar da saúde, a Afecc atende diariamente cerca de 1.800 pacientes, oferecendo consultas, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Afecc busca proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes, gerando satisfação e oportunidades de renda, reforçando sua identidade com a frase: “O nosso amor se traduz em cuidar de você.” Atualmente, o projeto conta com o apoio de 34 lojas no Espírito Santo.

Santa Casa de Montes Claros

 A Santa Casa de Montes Claros, uma instituição filantrópica considerada o maior hospital do Norte de Minas, possui uma trajetória de 150 anos e é reconhecida pela qualidade na assistência. Atendendo a uma extensa população estimada em dois milhões de pessoas, abrangendo o Norte de Minas Gerais, Vales do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e sudoeste da Bahia, realiza mais de 1,5 milhão de atendimentos anualmente. Dependendo de projetos de captação de recursos para manter sua assistência com excelência e humanização, a instituição conta com o apoio de 18 lojas em sua contribuição para essa causa nobre.

Fundação Cristiano Varella

O Hospital do Câncer de Muriaé, pertencente à Fundação Cristiano Varella, é um destacado centro de tratamento oncológico e não oncológico, dedicado há mais de 25 anos a combater o câncer e valorizar a vida de crianças, adultos e idosos. Atendendo a mais de 158 municípios, o hospital é considerado um dos maiores complexos oncológicos de Minas Gerais, abrangendo uma vasta área de 115.000 m², com 45.638 m² de área construída. Realizando mais de 600.000 atendimentos por ano, conta com mais de 1.130 colaboradores dedicados a essa causa nobre. Notavelmente, 84% dos pacientes atendidos recebem assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo mais de cento e sessenta municípios na zona da mata mineira e adjacências, com uma população beneficiada de mais de dois milhões de habitantes. A instituição conta com o suporte de 13 lojas em sua contribuição para essa missão vital.

Hospital Evangélico – Unidade Betim

A unidade de Oncologia integra o Complexo de Saúde do Hospital Evangélico em Betim, ela se destaca com mais de 90 mil atendimentos, abrangendo sessões de quimioterapia, cirurgias e exames para pacientes da cidade e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Atendendo mais de 1.200 pacientes mensalmente, a Oncologia não só cobre 100% da demanda de Betim, mas também recebe pacientes de 13 municípios vizinhos para tratamento e acompanhamento de tumores sólidos. Com cerca de 55 colaboradores, a unidade oferece uma gama completa de serviços, incluindo promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento clínico, quimioterapia, radioterapia, cirurgia, reabilitação, cuidados paliativos e acompanhamento ambulatorial e hospitalar contra o câncer. A contribuição de 9 lojas desempenha um papel essencial no apoio a essa importante missão de saúde.

Santa Casa de Barbacena

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, fundada em 1858 pela Confraria de Santo Antônio, tem suas origens ligadas aos generosos donativos de Antônio José Ferreira Armond. Herdeiro da fortuna de seu irmão, padre José Joaquim Armond, Antônio José destinou quase toda a sua herança para a criação da instituição. Atualmente, a Santa Casa atua como hospital filantrópico, servindo como centro de atendimento para 51 municípios. A contribuição de 4 lojas desempenha um papel fundamental no apoio às operações e na continuidade dessa valiosa missão de assistência médica.

Hospital Lindouro Avelar – Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa

A Santa Casa de Lagoa Santa (SCLS) tem sua história iniciada nos anos 70, com a criação de um consórcio visando a construção do Hospital Nossa Senhora da Saúde. Em 2001, as atividades administrativas começaram no Hospital Lindouro Avelar. Após um período de encerramento em 2014, uma comissão interventora liderada pelo advogado Dr. Paulo Pacheco de Medeiros Neto e pelo economista Dr. Luiz Fernando Barreto Perez conduziu a reabertura em setembro de 2016. Com 44 leitos, bloco cirúrgico, pronto atendimento 24 horas e ambulatório de especialidades, o hospital oferece assistência em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Pediatria. Desde 2017, sob a gestão de Paulo César Boschi Pedrosa, com vasta experiência em gestão hospitalar, a instituição atua como hospital geral de média complexidade. A transferência do Pronto Atendimento Municipal foi determinada em 2016. Quatro lojas contribuem para apoiar as operações e a missão filantrópica da Santa Casa de Lagoa Santa.

Vidação ONG – Oncologia Três Corações

Entidade filantrópica de utilidade pública formada por voluntários que exercem um trabalho de assistência e acolhimento às famílias e pessoas portadoras do câncer ou em controle de câncer. Fundada em 1999, a instituição conquistrou sede própria em 2021. Se orgulham em buscar fazer muito pelas pessoas tricordianas. Atualmente, quatro lojas contribuem com esse projeto.

ACCCOM

A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM) foi fundada em março de 1995, como uma entidade sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, dedicada a oferecer serviços de apoio aos pacientes oncológicos da região. Após esforços significativos, a ACCCOM inaugurou o Hospital do Câncer em 2001, repassando-o totalmente equipado à administração do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). O hospital, referência no tratamento de câncer na região, realiza mais de 200 mil atendimentos anuais pelo SUS em seus 5 mil m². Em janeiro de 2021, a ACCCOM entregou a Ala de Oncologia Pediátrica Antônio Carlos Quirino Costa ao Hospital do Câncer de Divinópolis, equipada para atender nove crianças na quimioterapia e duas em leitos, mantendo a bem-sucedida parceria com o CSSJD no atendimento a pacientes adultos. Três lojas contribuem para sustentar as operações e o impactante trabalho filantrópico da ACCCOM.

Hospital Nossa Senhora das Dores

É uma empresa que tem como missão oferecer cuidados à saúde, com qualidade, tecnologia, humanização e valorização de seus colaboradores.

Fundado em 1873, o HNSD busca a excelência nos cuidados à saúde com sustentabilidade econômico-financeira  para  ser reconhecido como o melhor hospital da macrorregião leste do sul, se posicionar entre os 3 melhores hospitais da Zona da Mata. Guiados por valores que compõem nossa tradição, alinhamos-nos aos princípios éticos na entrega profissional de cuidados à saúde. Somados ao intenso trabalho em equipe, para  oferecer  cuidados de forma humanizada, profissional e de qualidade sempre apoiados por uma forte espiritualidade, atendendo à sociedade de forma responsável e  preservando o meio ambiente. Duas lojas estão no apoio dessa instituição

Hospital Municipal de Januária

O Hospital Municipal de Januária tem expandido seus serviços na região, realizando cirurgias eletivas, como laqueaduras, vasectomias, e procedimentos para remoção de pedras na vesícula, miomas, hérnias inguinais, umbilicais e hemorróidas. Além de Januária, diversas cidades do Norte de Minas, incluindo Japonvar, Campo Azul, Bonito de Minas, Pedras de Maria da Cruz e Cônego Marinho, estão sendo atendidas. Em 2022, foram realizadas 830 cirurgias eletivas e 118 cirurgias de urgência entre janeiro e outubro, atendendo pacientes de todas as cidades mencionadas. O hospital conta com o suporte de duas lojas em sua contribuição para esse importante serviço de saúde na região.

ABRAÇA – Associação dos Amigos, Familiares e Portadores de Câncer de Três Marias

A ABRAÇA, Associação dos Amigos, Familiares e Portadores de Câncer de Três Marias, foi criada em 2008 e se mantém por meio de sócios contribuintes, parceiros voluntários, eventos de arrecadação de fundos e doações. Sem fins lucrativos, credo religioso ou cunho político-partidário, a entidade tem como missão oferecer apoio a pessoas com câncer e seus familiares, fortalecendo laços familiares e elevando a qualidade de vida durante o enfrentamento da doença. A história da ABRAÇA representa uma fórmula de esperança para aqueles que mais necessitam de atenção e conforto. Uma loja contribui para apoiar essa nobre causa.

Associação Paulo de Tarso

A Rede Paulo de Tarso, fundada em 1992 pela Associação Espírita Beneficente Paulo de Tarso, tem como objetivo colocar em prática os preceitos do Cristo. A instituição, que inclui a Clínica de Transição Paulo de Tarso, adota um modelo de atendimento único em Minas Gerais, baseado no conceito de Cuidados Continuados Integrados. Atuando na melhoria das funcionalidades do paciente e na preparação das famílias para uma alta segura, a Rede Paulo de Tarso é a ponte entre o hospital e o lar, focando na reabilitação e readaptação. Completa 30 anos em 2022, transformando a vida de milhares de pacientes, proporcionando qualidade de vida e maior autonomia para aqueles que já passaram pela fase aguda da doença. A instituição conta com o apoio de uma loja em sua contribuição para esse nobre propósito.

Associação Mão Amiga

Desde 2001, a Mão Amiga vai além de ser uma associação de pais e amigos de pessoas autistas, buscando compreensão, aceitação e colaboração para o desenvolvimento diário das pessoas autistas. O grupo, comprometido e unido por um propósito maior, visa estimular a vivência alegre da diferença e ser fonte de força e alegria para a vida com autismo. A missão inclui construir possibilidades para que crianças, adolescentes, adultos e famílias vivam suas potencialidades, transformando adversidades em união e ignorância em bem-estar emocional. O trabalho é fundamentado no tripé Educação, Estímulo e Convivência, diferenciando-se de tratamento, intervenção e terapia. Uma loja contribui para apoiar esse projeto, beneficiando muitos e promovendo o “BEM VIVER com autismo”.

ACPAC – Associação Capelinhense de Apoio aos Portadores de Câncer

A Associação Capelinhense de Apoio aos Portadores de Câncer (ACPAC) é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a auxiliar pacientes na luta contra o câncer e seus familiares. Com a força do voluntariado, a ACPAC enfatiza que ser voluntário é um ato de amor, respeito, compaixão, justiça e solidariedade, contribuindo para a construção de um mundo melhor. A missão da ACPAC é proporcionar assistência multidisciplinar aos pacientes em tratamento, garantindo cuidado integral e preparação para a possibilidade de cura ou não, além de promover a inserção social. O apoio de uma loja é fundamental para impulsionar esses nobres objetivos.

Santa Casa de Misericórdia de Piumhi

A Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, fundada em 1900 e reaberta em 1968, é um hospital geral, particular e filantrópico que atende toda a região. Com uma infraestrutura considerada uma das melhores em Minas Gerais, a instituição passou por significativas reformas e modernizações desde sua reabertura. Priorizando a prestação de serviços médicos e hospitalares, a Santa Casa atende 6 cidades da microrregião e 4 cidades vizinhas, totalizando mais de 200.000 habitantes. Com uma média de 70.000 pacientes atendidos no pronto-socorro anualmente e aproximadamente 6.000 internações por ano, a instituição integra a rede de Urgência e Emergência nível II, dispondo de 79 leitos, incluindo 10 de UTI adulto. Oferece diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, obstetrícia, cirurgia geral, ortopedia, anestesia, e por convênio e particular, atendimento por gastroenterologista, angiologista e urologista. A Santa Casa proporciona serviços como RX, tomografia, ultrassom e laboratório de análises clínicas. Atendendo pelo SUS, particular e diversos convênios, a instituição conta com o apoio de uma loja em sua contribuição para a comunidade.

Vila Vicentina de Abaeté

A Obra Unida Vila Vicentina da Sociedade de São Vicente de Paulo de Abaeté é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), filantrópica, sem fins lucrativos e de assistência social. Com o objetivo de acolher idosos em situação de vulnerabilidade social, a instituição busca atender todas as necessidades básicas dos asilados, incluindo moradia, higiene, saúde, alimentação e bem-estar. Atualmente, abriga 38 asilados, sendo 15 homens e 23 mulheres. A diretoria, composta por vicentinos voluntários, inclui um presidente, um vice-presidente, um tesoureiro e um secretário, além de um conselho fiscal responsável pela fiscalização administrativa e contábil da instituição. Ressaltando que a receita fixa é proveniente dos benefícios dos asilados, que não cobrem todas as despesas, a Vila Vicentina depende de doações da população para equilibrar suas finanças. O apoio de uma loja é fundamental para sustentar essa importante obra filantrópica.

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, fundada em 1730 e sediada no município de Ouro Preto – MG, é uma associação civil filantrópica sem fins econômicos. Sem distinção de credo ou raça, a Santa Casa atende a quem necessita de seus socorros, prestando mais de 60% dos serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital, único na região a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desempenha um papel crucial no aumento significativo do acesso à saúde na microrregião, que abrange Mariana, Ouro Preto e Itabirito. A missão da instituição é prestar assistência hospitalar com qualidade, resolutividade, humanização e ética, por meio de uma equipe interdisciplinar comprometida. O apoio de uma loja é fundamental para contribuir com essa importante missão filantrópica.

Fundação Hospitalar Aureliano de Campos Brandão

O Hospital Dr. Odilon de Andrade, fundado em 02 de julho de 1973 em Martinho Campos, tem como objetivo criar e manter uma unidade hospitalar e assistencial para o atendimento gratuito da comunidade. Atualmente, é uma unidade hospitalar que oferece acolhimento à saúde da população, atendendo a demandas de baixa e média complexidade. Sendo a única unidade de pronto-atendimento no município, é considerado hospital local no Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a população do município e distritos, com uma área de abrangência de aproximadamente 12.220 habitantes.

Hospital Municipal Senhora Santana

Fundado em 1999, o Hospital Municipal Senhora Sant’Ana é um hospital geral localizado na cidade de Brasília de Minas, sendo a principal referência hospitalar para os municípios pertencentes à Gerência Regional de Saúde de Januária, em Minas Gerais. Atende atualmente uma população estimada em aproximadamente 417 mil habitantes, distribuídos pelos 25 municípios desta GRS. Dentro da política estadual da rede hospitalar, o HMSS é classificado como um Hospital Microrregional Tipo II, sendo porta de urgência e emergência e referência para Parto de Risco Habitual. O hospital conta com o apoio de uma loja.

Asilo São Vicente

O Asilo São Vicente de Paulo, localizado em Santa Bárbara d’Oeste-SP, é uma instituição sem fins lucrativos referência nacional no atendimento e na promoção da qualidade de vida, bem como no resgate à dignidade da pessoa idosa. A missão do asilo é garantir o bem-estar de idosos e idosas, oferecendo atendimento de longa permanência direcionado a pessoas com mais de 60 anos, que apresentam graus diferenciados de limitações, autonomia e independência, necessitando de cuidados específicos. O apoio de uma loja é fundamental para contribuir com essa nobre causa e promover a qualidade de vida dos residentes no Asilo São Vicente de Paulo.

ANMECC – Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer

A Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer (AMNECC) teve sua origem em 2006, quando Miguel Rodrigues (em memória), acometido pelo câncer, enfrentou desafios para obter tratamento especializado na região. Após superar a fase inicial do tratamento, Miguel começou a ajudar voluntariamente outros pacientes com câncer, atendendo-os em sua residência e encaminhando-os para atendimento gratuito, custeando os gastos necessários. Com o crescimento do trabalho e o aumento do número de pacientes atendidos mensalmente, a Prefeitura de Unaí, por meio da Secretaria de Saúde, passou a apoiar a iniciativa, disponibilizando recursos como telefone, fax e uma van para transporte. Diante da demanda regional, com o apoio de amigos, empresários e do médico Dr. Ulisses Paulo Costa, a associação foi fundada, inicialmente como Associação Unaiense de Combate ao Câncer e, posteriormente, alterada para AMNECC. Atualmente conta com a colaboração de uma loja da rede.

Unidade Mista Municipal Dr Brício de Castro Dourado

Trata-se de hospital geral, de natureza pública, de abrangência microrregional, com capacidade operacional para 55 leitos. A unidade hospitalar conta com doações para engrandecer o atendimento aos pacientes na unidade, que hoje conta com o apoio de uma loja da rede.

Sociedade Beneficente São Camilo

Unidade filantrópica, sem fins lucrativos que presta serviços de saúde, educação e assistência social à população de Itabira, contando com doações para continuar suas atividades. O apoio de uma loja é essencial para a instituição. 

Associação Unificada de Recuperação de Apoio – AURA

A instituição atende a crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas, prestando atendimento também à família desses com suporte terapêutico geral. Tem como missão cuidar da vida com profissionalismo, dignidade, esperança, respeito e amor, contando com o apoio de uma loja para doações.

Casa de Caridade Santa Tereza

A Casa de Caridade Santa Tereza, localizada no Município do Serro, destaca-se pelos serviços dedicados na área médico-hospitalar, abrangendo Clínica Médica, Cirurgia Pediátrica/Neonatal, Gineco-Obstetrícia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Serviço Social, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva, Laboratório de Análises e Radiologia. Além de atender a comunidade local, a instituição oferece serviços a pacientes de municípios vizinhos, totalizando 2.200 atendimentos ambulatoriais/mês e 170 internações/mês, sendo 90% pelo SUS. Destaca-se também pelos eventos de humanização do atendimento, como o Dia das Crianças e Natal dos Sonhos, promovendo o envolvimento integral das equipes de trabalho para proporcionar momentos especiais aos pacientes, especialmente às crianças. O brilho nos olhos das crianças é considerado uma das maiores recompensas pela instituição que hoje conta com o apoio de uma loja.

Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire

Instituição dedicada ao atendimento hospitalar da comunidade de Pirapora e sua microrregião, o seu compromisso é proporcionar cuidados de qualidade. Contam com a contribuição de doações para garantir a continuidade desses serviços essenciais. A satisfação do paciente e de sua família ao se recuperar e voltar para casa bem é o principal motivador e foco da equipe que conta hoje com o apoio de uma loja.

Santa Casa Ouro Fino

A Santa Casa Ouro Fino, sustentada no ideal católico-cristão de amor e serviço ao próximo e no dinamismo de várias gerações, ultrapassa os 130 anos de sua concepção, foi inaugurada em em 15 de outubro de 1911. A Santa Casa como um hospital estratégico regional de média complexidade capaz de cumprir com excelência seu dever de acolher com humanização e eficiência toda a população do Sul de Minas. Conta com o apoio da loja da cidade de Ouro Fino.