fbpx

Um universo de variações, sabores e combinações.

Um universo de variações, sabores e combinações.

Um universo de variações, sabores e combinações.

Dia 1º de fevereiro é o dia do Tomate e para comemorar o dia da melhor forma possível, o que acham de aprender um pouco mais sobre essa delícia que não pode faltar no prato dos brasileiros?

Eles são versáteis, ricos em vitaminas, nutrientes e ainda benéficos para nossa saúde, deixando nossa pele sempre linda, cabelos brilhosos, nos proporciona sono de qualidade, previne o câncer de próstata, regula os níveis de açúcar no sangue, ajuda no controle da pressão arterial, dentre outros benefícios.

Apesar de ser servido em saladas e pratos salgados, por muitas vezes serem encontrados perto do setor de legumes no supermercado e o sabor não adocicado, o tomate é uma fruta. Sim! Isso, por possuir sementes entre si e crescer a partir da flor do tomateiro.

E as curiosidades não param por aí! Você sabe reconhecer os diferentes tipos de tomate?

  • Caqui: textura firme e doçura natural. Ideais para vinagretes, pratos assados, ou como base para saladas, até mesmo petiscos;
  • Italiano: forma alongada e polpa densa, perfeitos para fazer molhos saborosos;
  • Cereja: pequenos e com sabor doce e suculento. Ideais para lanches rápidos e pratos frios, como bruschettas e outros aperitivos;
  • Grape: bem parecido com os cereja, com uma forma mais alongada. Textura suculenta e sabor refrescante, são ótimos em sanduíches e canapés;
  • Carmem: conhecido por ter uma durabilidade maior do que os outros, ideal para consumo in natura e saladas;
  • Holandês: formato arredondado, polpa macia e suculenta, ideal para risotos, saladas e decoração.

Agora que aprendemos bastante sobre os tomates, vamos comemorar esse dia com o que interessa. Bora de receitas?

Separamos duas receitinhas bem fáceis procês, confira:

Tomate Confit

Ingredientes:

​​500 g de tomate cereja

2 dentes de alho

1 pitada de sal a gosto

1 xícara de azeite de oliva ou azeite extravirgem

orégano a gosto

tomilho a gosto

tomate seco sem azeite a gosto

pimenta calabresa a gosto

pimenta preta a gosto

sais temperados a gosto

cebolinha e salsinha a gosto

Modo de preparo:

Lave bem os tomates e seque com papel toalha, um a um. Corte-os pela metade na vertical. Corte também os dentes de alho. Coloque-os em uma assadeira, tempere com as ervas e sal a gosto. Regue com o azeite e leve ao forno em potência alta, até os tomates ficarem murchos e inchados de azeite.

Transfira para um pote de vidro e conserve por até 2 semanas dentro da geladeira. Sirva com carnes, massas, pão e torradas.

Tomate Seco:

Ingredientes:

500 gramas de tomates Débora

2 colheres de sopa de açúcar

½ colher de chá de sal

Modo de preparo:

Lave bem os tomates e corte-os em rodelas. Tire as sementes se preferir. Pré-aqueça o forno a 150ºC.

Disponha as rodelas de tomate em um tabuleiro untado com azeite ou forrado com papel manteiga. Misture o açúcar, o sal e polvilhe um pouco sobre os tomates. Deixe descansar por 30 minutos para que os tomates desidratem e liberem o suco.

Escorra o líquido e leve os tomates para assar, por 30 minutos. Após esse tempo, retire os tomates do forno, escorra o líquido, vire-os e polvilhe mais um pouco da mistura de açúcar e sal, e leve para assar por mais 30 minutos.

Repita o processo até que fiquem bem sequinhos, de ambos os lados. O processo leva de 2 a 4h.

Quando estiverem prontos, retire-os do forno e deixe que esfriem completamente antes de usar. Você pode usar para fazer conserva, ou em receitas de pão, pizza, entre outros.

Irresistível, né?! Então, faz o seguinte: dá uma passadinha no #SupermercadosBH mais perto de você e garanta hoje mesmo seu tomate favorito, ideal para cada refeição!